A verdade é temos muitos paradigmas e crenças enraizados em nossas mentes que podem definir muitos de nossos comportamentos, limitando ou até mesmo melhorando nossos resultados na vida. Essas crenças influenciam na nossa vibração e no nosso potencial de criar a nossa realidade de forma plena.

O que são as crenças limitantes?

Todos nós temos muitas crenças e, infelizmente, várias delas podem ser negativas – são o que chamamos de crenças limitantes. Por isso é tão importante sabermos identificá-las para podermos superá-las. Nós só conseguimos ser verdadeiramente livres quando identificamos e quebramos esses paradigmas, caso contrário seremos eternas vítimas do nosso próprio subconsciente.

Sabe aquelas “verdades” que achamos que sempre acontecem com a gente? Aposto que você já ouviu alguém falando “Ah, eu sabia que isso ia acontecer. É sempre assim comigo!”. Talvez você mesmo já tenha falado algo desse tipo.

Pois bem, essas “verdades inquestionáveis” costumam ser crenças limitantes, coisas que acreditamos que sempre acontecem da mesma maneira e por isso acabam nos limitando ou nos impedindo de fazer aquilo que queremos.

Como as crenças limitantes são formadas e como superá-las?

Geralmente as crenças são formadas por repetição ou forte apelo emocional. Se você tentou repetidamente fazer a mesma coisa e falhou, muito provavelmente criou a crença limitante de que nunca conseguiria ou de que não serve para fazer aquilo.

O mesmo ocorre quando passamos por algum tipo de trauma, algo emocionalmente intenso que nos marcou por algum motivo. Por exemplo, se você tentou fazer algo que deu errado e foi repreendido fortemente por alguém que gostava, é bem capaz que essa marca negativa se torne numa crença limitante que te impede de tentar aquilo novamente.

Cada um de nós cresce com experiências diferentes.  Por mais que os ambientes sociais possam ser parecidos com os de outras pessoas, você tem sua própria história, suas interpretações dos eventos, os feedbacks que recebeu e comentários que ouviu. Por isso que todo mundo, em algum momento, acredita que não pode fazer algo. Em algum momento da vida, as pessoas criam seus próprios paradigmas que ficam enraizados na mente de cada um.

Felizmente, é relativamente fácil identificar as crenças limitantes: basta ficar atento aos nossos pensamentos que nos impedem de fazer algo. Essas crenças vêm disfarçadas das já mencionadas “verdades inquestionáveis” e com certeza serão um tipo de desculpa que te impede de fazer algo. Saber identificá-las é extremamente importante, pois é o primeiro passo para superá-las.

Alguns exemplos delas são:

  • Eu nunca consigo emagrecer;
  • Quem nasce pobre, morre pobre;
  • Nunca consigo economizar dinheiro;
  • Tudo é sempre difícil, a vida é assim mesmo;
  • Eu nunca consigo fazer isso.

A boa notícia é que nada disso é imutável a ponto de você não poder fazer nada para mudar. Você é responsável por suas ações e pode muito bem fazer diferente para superar essas limitações impostas pelo nosso próprio cérebro. Lembre-se, você comanda o seu cérebro e não o contrário.Crenças limitantes

Sempre que você achar que não pode fazer algo, pense no motivo disso. Provavelmente foi só alguma experiência ruim que você vivenciou muito tempo atrás e que não é necessariamente verdade. Aquilo só é verdade se você permitir, então por que não acreditar que é possível mudar?

Crie paradigmas positivos e crenças sublimes, aquelas que te dão confiança e motivação para agir. Basta você acreditar no seu próprio poder e insistir em tudo que se propuser a fazer. Assim você verá que a verdade não passa da sua própria interpretação dos fatos. E, se você assim desejar, eles podem estar sempre em seu favor.

Conheça nosso livro de mensagens e reflexões diárias “Vida em Sintonia” e comece o dia sempre de forma positiva.

One Reply to “O que são crenças limitantes e a influência em sua vida”

  1. Texto maravilhoso! Parabéns pela forma escrita, quem escreveu tá de parabéns. Ao ler me parecia que alguém tava aqui a falar comigo! Amei! E claro parabéns pelo conteúdo. Infelizmente estamos cercados de crenças limitantes que nos bloqueiam diariamente. Mas é possível reconhece-las e transformá-las! Gratidão 🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *