Como podemos assumir o controle da nossa vida quando acontecem tantas coisas de fora que não estão em nosso poder?

É sempre mais fácil culparmos as situações externas, fora de controle, pelos nossos infortúnios. E de fato, tem muita coisa que nos acontece que não podemos mudar.

Mas colocar nosso foco nessas coisas só nos traria mais dificuldades e uma grande sensação de impotência, de paralisia diante do mundo.

O que fazer então para controlar melhorar nossos resultados e conquistar as coisas que desejamos?

A verdade é que só existem duas coisas que podemos controlar e é nelas que devemos colocar nosso foco. O grande filósofo da antiguidade Epiteto já falava uma das coisas mais importantes pra quem quer ter uma vida mais satisfatória: você só pode controlar suas próprias ações e seus próprios pensamentos. Por isso há uma grande lição por trás de uma de suas frases mais famosas:

“Só há um meio de ser livre: é desprezar tudo quanto de nós não depende”.

Uma vez que você entende isso, a vida fica mais leve e muito mais fácil. É simples apenas reclamar do mundo, mas é muito difícil nadar contra a correnteza. Aceite as coisas como elas são e foque sua energia apenas no que você pode controlar. E isso vai mudar todo o SEU mundo.

É por isso que tanto ouvimos dizer que a mudança vem de dentro: é a partir das suas percepções e ações que sua vida melhora. Lembre-se que sempre existe um lado bom e um ruim de tudo. O foco que você dá determina qual lado é mais importante.

Proatividade é entender isso e agir para receber o melhor, em vez de ficar esperando a situação ideal.

Você tem controle sobre seus sentimentos e sobre si mesmo. Assuma a responsabilidade de fazer o melhor pelo bem da sua vida. Você merece isso e você tem esse poder.

Basta sair do papel de vítima e assumir o papel de líder de si mesmo, com proatividade e foco positivo.

Só você pode escolher suas ações diante do mundo. Escolha agir positivamente e colha os bons frutos da vida que são seus por direito.

A vida é uma sequência de momentos. Tenha proatividade e pegue o melhor de cada um deles.

Texto por André B. C. – Co-Autor do livro digital Infinitas Possibilidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *