Você já sentiu que as coisas pareciam estar indo bem, mas não tinha certeza se estava no caminho certo?

Ou então estava tudo dando bem e, de repente, pah! Alguma coisa ruim acontece e te tira completamente do eixo.

Eu recebo bastante esse tipo de questionamento no Instagram e também já passei por essas situações.

Mas então, como saber se estamos no caminho certo? Como confiar no processo e seguir em frente com fé no que estamos fazendo?

Se você quer descobrir como desvendar os indícios que aparecem na sua vida e ter mais clareza do seu processo, está no lugar certo.

Abaixo, vou detalhar os 3 sinais comuns que o Universo pode estar te enviando pra você saber que está indo bem.

Quem sabe estar aqui no blog lendo este artigo seja um sinal do Universo pra você?

1 – Sincronicidades

Este talvez seja o ponto mais conhecido pela maioria das pessoas quando falamos de sinais do Universo.

Se você nunca ouviu falar de sincronicidades ou não sabe direito o que elas são, deve estar se perguntando:

“O que são essas coisas e o que elas têm a ver com eu estar no caminho certo?”

Pois bem, sincronicidades são acontecimentos simultâneos ou próximos de significado igual ou parecido.

Pode soar complicado de primeira, mas é mais simples do que parece!

Por exemplo, dois tipos de sincronicidades bem comuns são:

  • Horas iguais, como 11h11 ou 22h22;
  • Pensar em algo e logo depois ver ou ouvir sobre isso.

Em outras palavras, talvez você se refira a sincronicidades como “meras coincidências”.

A diferença é que coincidências estão mais associadas com sorte ou simplesmente acaso, enquanto sincronicidade indica um alinhamento entre você e o Universo.

Eu não acredito muito em coincidências e isso ficou mais claro pra mim depois que li alguns livros do Paulo Coelho, onde ele fala mais a respeito disso.

A verdade é que quando seu corpo, mente e espírito estão alinhados com o Universo, é natural que você capte informações de natureza semelhante em um curto espaço de tempo – as sincronicidades.

E isso é um sinal clássico e muito claro do Universo mostrando que você está alinhado e no caminho certo.

2 – Estado de Flow – Agindo no Caminho Certo

Existem algumas explicações de diferentes autores sobre o que significa estado de Flow, sendo que geralmente é algo mais interno, quando você está no fluxo e as coisas acontecem com mais naturalidade.

Nesse estado, é como estar em um alto nível de vibração, criatividade e ação, no qual você vai resolvendo todos os desafios naturalmente e vai se sentindo melhor a cada tarefa.

A forma como eu escrevi esse texto é um bom exemplo de estado de Flow. Eu sentei pra escrever e estava me sentindo um pouco travada, sem ideias, por isso decidi dar uma pausa e ir à academia.

Observando as pessoas, tive um clique: lembrei que muita gente já havia me perguntado sobre os sinais do Universo e decidi que esse era um bom tópico pra um texto.

Tudo que eu olhava ou ouvia me levava à próxima ideia, então fui pra casa e comecei a escrever sem parar, colocando as ideias pra fora e organizando tudo. Eu estou em estado de Flow neste exato momento!

Gi, como isso pode ser um sinal do Universo de que estou no caminho certo se é algo tão interno? Um sinal não deveria ser externo?

Boa pergunta! É exatamente pra isso que quero chamar atenção: quando você está em Flow, recebe muitos sinais do Universo de que está no caminho certo.

É como se tudo fluísse perfeitamente em sintonia com você.

As pessoas certas aparecem nas horas certas, você vê algo que te dá a inspiração que precisa e até os semáforos parecem ficar verdes ou vermelhos quando você precisa.

Quando eu saí da academia com a ideia de escrever este texto, por exemplo, eu peguei quase todos os faróis abertos. Era como se o Universo dissesse: fica tranquila que eu te ajudo a chegar logo pra colocar todas essas ideias pra fora.

Assim como nas sincronicidades, eu acredito que o estado de flow é um momento de grande alinhamento entre você e o Universo. É como se os dois estivessem trabalhando juntos de uma forma incrivelmente poderosa.

Pra entrar em estado de flow, eu te dou duas dicas:

  1. Lembre-se que entrar nesse estado é mais fácil e comum do que parece, você com certeza já viveu isso. Pergunte-se: quando foi a última vez que se sentiu assim?
  2. Pratique a aceitação. Esse estado é livre de resistência e totalmente focado no presente, então busque a todo momento aceitar as coisas exatamente como elas são e simplesmente agir de acordo.

3 – Coisas comuns dão errado

Como algo dar errado significa que estou no caminho certo, Gi?

Eu sei que parece contraditório, mas da mesma forma que às vezes uma porta precisa fechar pra outra se abrir, algumas coisas precisam dar errado pra outras darem certo.

E nesse caso, eu me refiro a coisas comuns, pequenas e até bobas, mas que são o suficiente pra fazer você tomar um rumo diferente ou enxergar novas perspectivas.

Às vezes, é só um sinal de que você precisa desapegar de alguma coisa que estava te atrapalhando e continuar seguindo no caminho que estava.

Talvez você não saiba, mas aqui no Vida em Sintonia eu nunca trabalho sozinha. Meu parceiro me ajuda bastante a fazer planejamentos, organizar coisas, escrever e revisar textos.

Um tempo atrás estávamos muito animados com uns projetos e ele estava contribuindo muito com as várias etapas do desenvolvimento. Recebemos muitos sinais de que esse era o caminho certo.

Mesmo assim, ele também tem outros trabalhos e estava insistindo numa sequência de e-mails relacionada a outro negócio. Era algo comum pra ele, mas que demandava bastante tempo.

Adivinha o que aconteceu?

Um belo dia, ele não estava mais conseguindo logar na plataforma e teve o acesso bloqueado por algumas horas! Isso nunca tinha acontecido antes.

Esse era um sinal claro de que o caminho certo era o outro projeto. Nesse caso, nós acreditamos que o Universo estava dizendo algo como:

Deixa isso de lado por enquanto e se concentra naquelas outras tarefas, vai ser melhor assim.

É um pouco mais desafiador identificar esse tipo de sinal, já que a frustração inicial pode ofuscar uma perspectiva mais positiva.

Mas acredite, algumas coisinhas darem errado pode significar uma leve mudança de rumo para:

Voltar ao caminho certo

Pra facilitar a identificação desses sinais, eu recomendo duas atitudes:

  1. Pratique encontrar o lado bom de cada situação. Qual o bem oculto que pode conter nesse erro?
  2. Distancie-se do erro e veja as coisas de outro ponto de vista, como quem olha um labirinto de cima. Isso vai dar clareza de qual o caminho certo que o Universo está indicando.

E lembre-se de praticar a aceitação, pois ela também vai te ajudar a entender o erro como parte do processo de acerto, não como uma falha ou como um fracasso irreversível.

Bom, essas foram as minhas dicas pra identificar os 3 sinais do Universo de que você está no caminho certo.

Isso é o que eu mais costumo perceber e que funciona pra mim, mas sem dúvida há inúmeros outros sinais.

Você identifica algum outro ou tem alguma pergunta sobre isso?

Deixe nos comentários que vou amar ler suas palavras por aqui!

E se você quer saber mais sobre esse tipo de assunto, não fique de fora da área de membros exclusiva do Vida em Sintonia, o Portal Sintonize.

Lá você vai encontrar conteúdos incríveis em áudio e mentalizações pra aumentar sua conexão com o Universo, com novidades todo mês!