Vida em Sintonia
Estamos aqui para te lembrar que você vive em um Universo de Infinitas Possibilidades
As Crenças e a Escassez
Entenda um pouco mais sobre o poder das crenças e como elas podem estar influenciando sua vida financeira
Será que ganhar muito dinheiro é pra poucos? Será que viver com prosperidade depende da sorte ou do destino e não há nada que possa ser feito pra mudar isso?
Pra quem deseja se desenvolver e se empoderar, entender o conceito de crenças é essencial. Essas perguntas nada mais são do que um questionamento de crenças comuns relacionadas ao dinheiro e à prosperidade.
Crenças, como o nome já indica, são todas as coisas em que acreditamos. Isso significa que elas representam a verdade absoluta? Ou são apenas percepções que cada um tem sobre as coisas?
Tem gente, por exemplo, que jura de pé junto que é impossível ganhar muito dinheiro, que isso é só pra alguns predestinados. E isso só se torna verdade pra essa pessoa porque é nisso que ela acredita. Não significa que as coisas têm de ser assim, como se não existisse outra opção.
As crenças determinam comportamento, geram hábitos e impactam diretamente os resultados de cada um. Por isso é tão importante se dar conta disso pra elevar seu poder e não ser escravo dessas crenças limitantes.
Seu cérebro gosta de estar certo, por isso tudo aquilo que você acredita vai se concretizar. Ou seja, se você acha que ser rico não é pra você, então seu subconsciente vai dar um jeito de provar isso.
Até que é um conceito simples, mas que impede a realização de muitos sonhos e limita a prosperidade de muita gente. Acontece que muitas dessas crenças limitantes em relação ao dinheiro são comuns em nossa sociedade. E é bem capaz que sua própria família compartilhe desses pensamentos limitantes e de não merecimento.
Imagine o cérebro de uma criança, ainda em fase de desenvolvimento e absorvendo várias informações novas constantemente. Agora imagine que esse cérebro é desenvolvido num ambiente onde é comum falarem mal do dinheiro, expressarem dificuldades em relação a isso e onde não existe um sentimento positivo ou esperançoso no que diz respeito a ser próspero.
É claro que essa criança vai crescer acreditando em tudo isso. E é até compreensível que ela se torne num adulto com dificuldades financeiras, vivendo na escassez.
Tudo isso que ela passou a acreditar não são verdades absolutas. Se fossem, não existiriam ricos no mundo, concorda?
Essa criança pode ser qualquer um: você, sua família, seus amigos e grande parte da população que não consegue prosperar por influência dessas crenças. Infelizmente, ela representa a maior parte da população.
Um dos passos mais importantes para não se deixar influenciar por essas crenças é identificá-las em você. No começo pode ser difícil admitir, mas todos nós temos crenças que nos limitam e é preciso humildade para admitir isso e encontrá-las.
Pra te ajudar a fazer isso, selecionamos uma lista das crenças mais comuns em relação ao dinheiro. Leia e sinta qual você sente mais ressonância, que parece mais real pra você.
Depois, entenda que isso é só uma percepção do mundo – existem outros pontos de vista que podem ser mais favoráveis aos seus desejos e que te dão mais poder pra ser uma pessoa próspera capaz de realizar o que quiser.
Então, quais das crenças mais comuns abaixo você se identifica?
- Sem sofrimento e perdas, não há ganho financeiro;
- Tenho de trabalhar duro pra ter dinheiro suficiente pra viver;
- Dinheiro é sujo;
- Nunca terei dinheiro suficiente;
- Ganhar muito é para poucos;
- Sou pobre, mas sou honesto;
- Não sou capaz de conseguir um trabalho melhor;
- Não sou capaz de cobrar o justo pelo meu trabalho;
- Dinheiro não é tão importante;
- Dinheiro só vai pra quem já tem;
- Não se pode confiar em ninguém;
- Sou assim mesmo e não consigo mudar;
- Dinheiro não traz felicidade;
- Dinheiro não dá em árvores;
- Pessoas ricas não vão para o céu;
- Todo rico é mau ou não é honesto;
- É certo ser pobre e “superar” dificuldades financeiras.
Se você quiser tirar o maior proveito disso, pode dar uma nota de 0 a 10 pra cada uma dessas crenças comuns. Tome cuidado com aquelas que você der nota mais alta e fique sempre bem atento quando estiver agindo de uma forma que concretize essa crença.
Lembre-se: esses são só pontos de vista e você pode escolher mudar. Uma percepção diferente te trará uma realidade diferente. E você pode começar agora mesmo.