Se você está aqui, então provavelmente já está acostumado com os termos Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e Inteligência Emocional.

Você já deve ter uma noção do que é tudo isso, mas uma hora ou outra todo mundo se depara com a pergunta:

Afinal, por que o autoconhecimento é tão importante?

Pode ser que você ainda esteja começando ou pode ser que você já esteja meio saturado de tanta informação que absorveu nessa jornada de conhecer a si próprio.

E convenhamos, é uma aventura mesmo, né?

Bom, como eu prezo pelo Autoconhecimento com leveza aqui no Vida em Sintonia, vamos falar um pouco sobre 3 pontos de maneira simples, direta e descomplicada.

Autoconhecimento Elimina Falsas Verdades

Em primeiro lugar, um dos maiores benefícios que colhi do Autoconhecimento (se não o maior) foi que consegui descobrir algumas falsas verdades que me faziam mal e também me impediam de conquistar uma vida melhor.

Essas são as famosas Crenças Limitantes, que também podem ser manifestadas como hábitos e pensamentos negativos, medos irracionais ou até mesmo vícios emocionais.

Não tem nada pior do que se limitar por falsas crenças como:

  • Nunca consigo me relacionar com pessoas legais;
  • Sempre acontece algo ruim quando estou feliz;
  • Nasci pra ser pobre mesmo.

Com o Autoconhecimento, podemos descobrir que essas crenças não são verdadeiras, são apenas pontos de vista que aprendemos por forte impacto emocional ou repetição.

E assim, nos tornamos capazes de eliminar essas verdades que fazem mal e substituir por novos pontos de vista, mais positivos e empoderadores.

As pessoas mais felizes e de maior sucesso conseguem fazer isso, de forma intuitiva ou não, então elas não se limitam por suas próprias historinhas e falsas verdades.

Em vez disso, decidem agir diferente e fazer melhor pra conquistar a felicidade e tudo o mais que desejarem.

Eleva Autoconfiança e Amor-próprio

Outro grande benefício do autoconhecimento é que, por conhecer seus próprios pontos positivos e reconhecer seus pontos a melhorar, você não fica mais refém da opinião dos outros.

Por exemplo, eu sempre fui muito determinada, positiva e até um pouco teimosa. Meu parceiro, por outro lado, era o contrário: calmo, controlado e até um pouco inseguro.

Na medida que nos aprofundamos no Autoconhecimento, conseguimos reconhecer nossos pontos positivos e amenizar os pontos a melhorar, sem julgamento nem cobrança excessiva.

Assim, aprendi a ser mais flexível e organizada, enquanto ele ficou muito mais autoconfiante e otimista (até me passou nesse ponto!).

O resultado de um profundo Autoconhecimento é um aumento da autoconfiança e amor-próprio, porque você passa a se valorizar mais e a saber que não precisa da aprovação de ninguém pra ser feliz.

Isso não significa ser egoísta, muito pelo contrário: o Autoconhecimento te faz uma pessoa melhor, mais corajosa e mais capaz de superar seus problemas.

E assim, você passa a fazer sempre seu melhor e não se julga tanto quando erra.

Por isso, sua consciência fica limpa e você tem clareza de como filtrar os estímulos externos para não deixar entrar aquilo que te faz mal.

Discernir quem vale a pena ouvir e valorizar seus próprios pontos fortes, sem rejeitar (mas buscar melhorar) seus erros é resultado de um bom trabalho de Autoconhecimento, o que eleva muito o amor-próprio e a autoconfiança no dia-a-dia.

Melhora Relacionamento Com os Outros

Bom, já deu pra ficar claro que o Autoconhecimento melhora vários aspectos da vida.

Mas e quanto às outras pessoas? Como o Autoconhecimento pode melhorar meu relacionamento com outros?

Bom, a verdade é que quanto mais você se ama e se conhece, mais vai respeitar a si próprio e ter clareza de seus próprios valores.

Dessa forma, a consequência é muito clara:

Você será uma pessoa mais segura, autêntica e feliz, o que obviamente vai te tornar alguém muito mais agradável ao se relacionar com outras pessoas.

Afinal, ninguém gosta de vítimas, reclamões e pessoas negativas.

Talvez você já tenha ouvido uma frase do tipo:

Ninguém pode amar os outros de verdade se não ama a si mesmo.

E isso faz muito sentido… Como você poderia dar algo que nem mesmo tem?

Muitas pessoas me mandam perguntas pra conseguir um bom relacionamento ou até mesmo querendo amigos melhores.

Mas a verdade é que isso nunca será possível pra elas enquanto elas não souberem se amar.

Conforme você se aprofunda no Autoconhecimento, vai perceber que não faz sentido buscar no externo algo que precisa ser acessado no interno primeiro.

Descobrir e sentir isso na pele é libertador!

E quanto mais você se aprofunda, mais você percebe uma verdade importante:

O que me acontece é só 10%. O que eu faço com o que me acontece é 90%.

Ou seja, você passa a não depender do que os outros falam, da presença de alguém específico ou de uma circunstância exata pra se sentir bem.

Você só precisa de uma pessoa: você mesmo.

E assim você passa a ser um instrumento de luz, capaz de iluminar tudo à sua volta.

Mais Dicas de Autoconhecimento

Esses são os principais motivos que considero o Autoconhecimento tão importante pra qualquer um que deseja uma vida de felicidade, amor e prosperidade.

Mas e aí, Gi, quando acaba o Autoconhecimento?

Esse é um processo contínuo, então você precisa se apaixonar por conhecer a si próprio da mesma forma que adoraria conhecer um parceiro incrível.

Precisa se respeitar, buscar evolução constante e, acima de tudo, se amar sempre.

Eu, por exemplo, comecei essa jornada há mais de 10 anos e ainda me pego descobrindo coisas novas sobre mim!

Uma dica que dou é sempre ler livros sobre o assunto, textos em Blogs (o vidaemsintonia.com.br é bem legal), fazer meditações, atendimentos terapêuticos e programas online que possam te ajudar a dar clareza.

Algumas leituras fenomenais que me ajudaram muito e por isso recomendo a você:

Também crio conteúdos todos os dias aqui no Vida em Sintonia, afinal o nosso propósito é descomplicar o Autoconhecimento com leveza e te ajudar a aumentar essa luz linda que tem aí dentro.

Aliás, recomendo uma Ativação Mental do Programa Eu Mereço, SIM!, que disponibilizei gratuitamente pra você já ter um contato magnífico consigo mesmo.

Então, você pode acessá-la aqui! É só colocar seu nome e e-mail pra acessar a página da ativação.

Espero que este texto tenha te ajudado a entender melhor a importância do Autoconhecimento e te motive a continuar nessa jornada tão recompensadora.

Deixa seu comentário aqui embaixo ou me manda um mensagem no Instagram (@vidaemsintonia_), sempre amo receber mensagens de vocês!